quinta-feira, 20 de março de 2014

Desabafo de um Homem para todas as Mulheres


Pois esse meu desabafo é para você, Mulher que por um acaso já cruzou meu caminho. Quero lhe pedir desculpas.

Peço-lhe desculpas pelo medo que eu fiz você sentir. Acredite, não foi minha intenção. Mas eu notei quando você me viu andando na rua à noite, ao seu encontro, e apressou o seu passo ou atravessou a rua. Eu vi e não só não te condeno, como eu te entendo. Me desculpe.

Peço desculpas por todas as vezes em que eu estive em um ônibus lotado e, tentando me virar de lado, aparentei estar me aproveitando de você. Não, eu não estava. Pelo contrário, eu me senti mais constrangido do que você. Porque, infelizmente, você já viveu situações piores dentro de um ônibus. E eu, não.

Eu, enquanto Homem, peço desculpas por todos os assovios e “elogios” que você ouve a cada dia, a cada passo, a cada esquina na rua. Porque assédio sexual não precisa ser físico. Na maioria das vezes, é dito.

Peço desculpas também pelos estupros que acontecem diariamente por aí. E peço mais desculpas ainda quando leio que “Estava andando de minissaia, é porque pediu.” ou “Com certeza provocou, por isso mereceu.”. Por isso peço desculpas pela hipocrisia que lhes é imposta de que – cadê a lógica? – a vítima é a culpada. Se a vítima é mulher, ela é sempre a culpada.

Só quero pedir desculpas pelo mundo machista em que vivemos. Em que a Mulher anda com medo pelas ruas, é assediada, abusada, humilhada, maltratada e... Culpada, por tudo o que os homens lhes fazem e falam.

Peço perdão, porque o Homem que é Homem, sabe como deve tratar as Mulheres. Já os homens infames, acham que a Mulher é seu objeto. Quando deveriam se lembrar que é da Mulher que veio o H(h)omem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário