sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Vivo-morto-vivo-Morto



Escola primária, 10 anos de idade em média. Hora do intervalo, também conhecida por, recreio (nota do autor: Nessa idade, as meninas têm mais maturidade que os meninos). As crianças correm de um lado para o outro. E gritam e brincam. Pega-Pega. Esconde-Esconde. (Ainda existe isso?) E fazem muito barulho. Até que chega alguém superior da categoria pedagógica, ou seja, um adulto, a Diretora, e fala aos berros para que ouçam.

- Por favor, podem fazer menos barulho?!

O silêncio surge. A correria cessa. Paz.
Porém, lá ao fundo, ouvem-se duas vozes ainda discutindo. A Diretora se aproxima das duas crianças.

- Oi, o que está acontecendo?

A Menina aponta para o Menino e diz:

- Ele quer!

O Menino cruza os braços e fica emburrado. A Diretora pergunta para ele:

- Você quer o quê?

O Menino continua em silêncio, braços cruzados e birrento. A Menina explica:

- Ele quer roubar de mim o que eu mereci!

A Diretora olha para os dois, já de saco cheio daquilo tudo, e pergunta para a Menina:

- O que você mereceu e ele quer tirar de você?

E a Menina, totalmente ofendida:

- Eu mereci estar aqui! E ele prometeu que ia me tirar daqui!

Então a Diretora olha para o Menino de braços cruzados, emburrado, e pergunta:

- Por que você prometeu tirar dela daqui?

O Menino continua emburrado e em silêncio. E a Diretora, sabendo que tem muito mais o que fazer do que ficar ali consertando brigas, questiona:

- Hein?

O Menino, emburrado, responde meio tímido, meio sem saber como explicar:

- É que ela ganhou.

E a Diretora, agora curiosa, pergunta:

- E ela ganhou o quê?

O Menino, totalmente sem graça, responde quase aos sussurros:

- Ela ganhou o jogo de Vivo-Morto.

A Diretora olha para o cabisbaixo Menino, e pergunta:

- Ela trapaceou?
- Não.
- Ela te enganou?
- Não.
- A vitória foi justa?
- Foi.
- Então menino, por que você está questionando a vitória dela?

E o Menino, aumentando a voz no alto de seu orgulho, responde:

- Porque eu acho que eu devia ter vencido! Por isso, estou aqui brigando por essa vitória!

A Diretora, para encerrar a discussão, olha no fundo dos olhos dele e diz:

- Bom, apenas entenda que ela ganhou, ok? E você perdeu. Então, fale mais baixo e tente ganhar dela da próxima vez, ok?

O Menino apenas concorda com a cabeça, mãos pra trás, cabisbaixo.



E só para constar, no jogo Vivo-Morto, o Menino perdeu justamente quando estava Morto e se levantou, tentando estar Vivo. Mas perdeu de novo.

*Esse link é totalmente ilustrativo. Mas vale o clique: DESESPERO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário